domingo, agosto 28, 2005

Viagem Lisboa/Beira

Postal digitalizado...não sei a origem.

Embarquei em Agosto, no navio Império. Dia lindo, cheio de sol. Lembro-me que estava muita gente a despedir-se. A minha mãe tentou que eu tomasse um comprimido para o enjoo, com o navio ainda atracado... Eu detestava e deitei-o logo fora. E foi uma viagem que não esqueço.
Passámos pela Madeira, Cabo Verde, ao largo de São Tomé. Lembro-me que foram a bordo tentar vender uns pássaros lindíssimos. Depois Luanda, Lobito (não sei se estou errada) e Moçamedes, que me impressionou muito. Tinha chovido por lá e a cidade estava toda barrenta, por ficar mesmo ao lado de um deserto.
De Moçamedes, até Capetown, foi um divertimento completo para mim. O navio abanava por todos os lados, talheres, pratos tinham que ser bem presos e ás escondidas ia para a amurada a ver as ondas que ás vezes passavam por cima... A minha mãe e irmãos, na cama, enjoados, e nem sonhavam o que eu andava a fazer...
Depois de Capetown chegámos a Lourenço Marques, onde nos esperava o meu pai. Foi uma emoção grande.
O meu aniversário foi em alto mar e fizeram-me a surpresa de cantar os parabéns e apareceu um bolo lindo.
Ficámos uns dias lá e por fim a cidade da Beira onde eu ia ficar. Os meus pais iam para o interior de Moçambique - Espungabera- mais os meus irmãos...

--/--

1 comentário:

Dinamene disse...

Obrigado pelo teu comentário. Passarei a passar por aqui. Beijo.
Esta viagem fiz eu várias vezes nos paquetes da Companhia Colonial de Navegação, desde os meus quatro anos. De 4 em 4 anos, o meu pai vinha ao «Puto» de licença graciosa.
Era uma delícia.