sexta-feira, agosto 19, 2005

Guarda




A Guarda, cidade dos 5 Efes (Farta, Forte, Fria, Fiel e Formosa), fica localizada na província da Beira Alta, confinante com os concelhos de Celorico da Beira, Pinhel, Sabugal, Manteigas e Belmonte. Situa-se no último esporão Norte da Serra da Estrela, sendo a altitude máxima de 1056 m (na Torre de Menagem do Castelo), dominando a portela natural do planalto beirão. Corresponde à cidade mais elevada do país, com domínio visual dos vales do Mondego e do Côa.

Lá vivi 5 maravilhosos anos. É o sítio onde regresso sempre com prazer. Ida de uma aldeia onde não havia electricidade, nem água potável, senti que chegava a outro mundo. Já lá tinha ido outras vezes, mas só de visita.

Frequentei o colégio de freiras, na quarta classe e detestei. Pudera, menina habituada a andar á vontade… Não eram nada meigas connosco e eram muito elitistas. Se nos atrasávamos não queriam saber o motivo. Lá vinha o castigo e a chacota. Fiz questão de chumbar no exame de admissão ao liceu para não ter que continuar lá. Ainda hoje não esqueci…

Na escola comercial, que adorei, era um pouco protegida por que tinha lá os meus irmãos, que são mais velhos que eu. Havia dois edifícios e eu frequentei o da
mata. Quando nevava já sabíamos que íamos levar com bolas de neve, lançadas pelos alunos que estavam na escola velha, mas era divertido…

Aqui poderão ver o mapa do Centro Histórico da cidade. Eu vivia mesmo ao lado da Sé.

Deixei a cidade com 15 anos para ir viver para Moçambique. Tive pena de deixar os amigos, mas ao mesmo tempo muita alegria por ir reencontrar o meu pai.

10 comentários:

Anónimo disse...

Cidade muito agreste mas linda, a Guarda.
E não há mais texto, Lu? Como foi viver na Guarda, nesses anos de infância? Não nos queres contar nada?
A idéia que eu tenho, citadino de uma cidade chamada Lisboa, é a de nós (cá em baixo) sermos maiores, mais importantes, e a Guarda só ter frio, neve e o atraso de muitos anos de distância ao centro do País. Seria assim? Pelo menos era isso que aprendíamos na escola.
Bjs

Anónimo disse...

Fotos e recordações/homenagens bonitas por aqui ;-)

Obrigada pela visita...e só Viseu está bem...
Logo vou linkar seu blog :-)
Até breve!

Anónimo disse...

A mim ensinaram-me que o quinto F da Guarda era de Feia e não de Formosa. Quem tem razão? Claro que para ti, Lu, deve ser Formosa pois, como diz o provérbio, "quem feio ama, formosa lhe parece" lol...I
Bjs

Anónimo disse...

Ah! Só mais uma coisa: sabes que figura em relevo é que a Sé tem, numa das paredes laterais exteriores, voltada para Espanha? Lol

Isabel Filipe disse...

Hoje, dia 23/Ago de 2005....

Estava a ver que não conseguia chegar aqui a tempo...rsss....

PARABÉNS minha linda... toda a felicidade do mundo....

beijinhos amigos, com muito carinho

Luisa Hingá disse...

Snail não me lembro...Vá lá diz-me como se chama...

E obrigada por me estimulares a escrever. `Não digas nada, mas quando lá vivi dizia-se feia, mas agora dizem formosa....r continua na mesma...uma cidade cinzenta....e fria ;-) de que eu gosto....por umas horas...

Anónimo disse...

Lá passei muita vez, a caminho da linda vila de Vilar Formoso, lá comi um bom bife, pago por um talhante que nos deu boleia de Coimbra, lá-mi-ré!... beijo, uma da Kapital longe.

Anónimo disse...

A figura que existe numa das paredes exteriores tem o nome de CU DA GUARDA. Trata-se de uma gárgula com a configuração de nádegas com o ânus aberto e voltada para Espanha.
Encontra-se no canto formado pela absidiola esquerda (a Sul), debaixo de um dos pináculos, mesmo junto a uma inestética escada de ferro que vem do telhado.
Desconhece-se de quem foi a idéia, mas sabe-se da inimizade entre os reinos de Portugal e Castela, quando D. João I deu ordem para se iniciar a construção do templo em 1390.
Julga-se que foi obra de algum canteiro e colocada quase que clandestinamente.
As coisas que os livros sobre cidades e viagens sabem...
Mas é mesmo verdade, porque eu já a vi...
Bjs

Luisa Hingá disse...

È verdade ...eu tenho, onde não sei, fotografias.

Obrigada por me relembrares...

Al Cardoso disse...

Passa pelo meu outro blog:
http://judeusterrasdealgodres.blogspot.com