segunda-feira, junho 22, 2009

Comentário acerca do artigo Apesar de Tudo, de MRP

Snail deixou um novo comentário na sua mensagem "Apesar de tudo - Artigo sobre Moçambique":

Também eu voltei a Moçambique, há cerca de um ano. Estive em Maputo, Beira, Nampula, Nacala, Ilha (claro!) e Pemba.Para além da pobreza, que é impossível negar, uma coisa me chocou - mas pela positiva: fiquei espantado como a Educação é tratada nos dias de hoje em Moçambique. Apesar das escolas se apresentarem com difíceis condições estruturais, todos os alunos se apresentam com calças (ou saias) castanhas ou cinzentas e uma blusa branca, impecavelmente limpos e tratam os seus livros com um cuidado excepcional, guardando-os religiosamente na sua mochila ou saco.O exterior das escolas é asseado e limpo, de uma maneira que nos faz inveja quanto a muitas escolas portuguesas.Isto quer dizer que esses pequenos cidadãos de hoje serão os donos de um Moçambique mais evoluido e desenvolvido, para o que se preparam dedicadamente, pois têm a noção exacta de que o futuro se constrói já hoje.Resta-me dizer que não sou moçambicano, pois apenas estive lá de 71 a 74, a cumprir o serviço militar. Mas se me quisessem adoptar, teria o maior orgulho de ser cidadão de um país que trata a educação e o seu futuro desta maneira.

Sem comentários: