terça-feira, maio 01, 2007

Faro vive tradição dos Maios


As Freguesias de Estoi e Montenegro, no Concelho de Faro, revivem no 1º. de Maio, as tradições dos Maios, bonecos de pano feitos artesanalmente e colocados à porta de casa, retratando aspectos da vida do dia a dia, quase sempre acompanhados de versos com critica social e política.

Em Estoi são esperados cerca de 100 Maios espalhados um pouco por toda a Freguesia, com especial relevo para o núcleo urbano da Aldeia. Aqui poderá ser surpreendido por Maios vivos que oferecem frutos secos e licores aos visitantes. A merecer igualmente a sua atenção o concurso que enfeitou com flores mais de duas centenas de portas e janelas desta Aldeia histórica do Município de Faro.

Quem passar por Estoi poderá ainda visitar a Feira da Serra, deliciando-se com os enchidos tradicionais da Serra de Monchique, os novos vinhos de quinta do Algarve, bem como a doçaria e o artesanato regional, culminando a noite com um arraial popular e muita música.

Destaque ainda para a Festa da Pinha, dia 2 de Maio, uma romaria equestre que remonta à época medieval, onde participam cerca de 120 cavaleiros, 30 charretes e 30 tractores todos adornados e enfeitados com flores e que mobiliza mais de um milhar de participantes, num cortejo que culmina cerca das 22 horas com o regresso a Estoi, depois de um piquenique no Pinhal do Ludo, sob a luz de archotes, um espectáculo que todos os anos atrai mais visitantes e turistas à Aldeia de Estoi.

Em Montenegro os Maios podem ser vistos ao longo da Rua Júlio Dinis. São esperadas cerca de duas dezenas de Maios, numa tradição que se repete há vários anos pela mão da Associação dos Amigos de Montenegro.

Link: Faro vive tradição dos Maios

1 comentário:

Sao Diniz disse...

Luisa que tradicao tao interessante, pena nao poder visitar pois gosto imenso dessas coisas.
E tu hoje nao apareceste foste visitar Estoi? Ou foste provar o tintol e os enchidos?
Beijinhos e desejo que te sintas bem, tem um bom feriado.
Sao Diniz