quinta-feira, novembro 11, 2004

Arafat

O meu amigo Carlos Gil escreveu este artigo no blog Novo Xicuembo e traduz o que eu penso.
Que haja paz no mundo.


Quinta-feira, Novembro 11, 2004
Arafat
Nos anos 50's um povo adquiriu o direito a uma nação mercê da unidade conseguida em cima duma tenebrosa constatação: eram perseguidos e vistos como estrangeiros em terras onde moravam há gerações, por serem um povo sem terra. Essa nação, Israel, nasceu sob antagonismo de todos os vizinhos, especialmente da Palestina que era de todos o que podia reclamar maior prejuízo pois também tinha as suas aspirações particulares bem sedimentadas.

Mais tarde esse vizinho, poderoso, ocupou e vexou a Palestina e a revolta eclodiu, natural. Arafat surge como líder, como a cara e a voz de unidade dum povo em luta contra um invasor, um opressor estrangeiro que lhe rouba terras e põe soldados a policiar as suas ruas, a revistar as suas casas.

Em 1972 Arafat está na Argélia e recebe como heróis nacionais os terroristas palestinos que acabam de destruir em Munique mais um pouco da paz e dos valores que a viabilizam. A fogueira da barbárie que varre o mundo também foi por ele muitas vezes atiçada, e de cada vez que as suas chamas se erguem há uma geração que cede o sorriso ao esgar do terror, e clama por novas fogueiras de vingança.

Em 1994 recebe o Nobel da Paz em parceria com outro tão suspeito como ele. Foram medalhas políticas e não de valor específico, mas o diálogo fazia-se; as balas esmoreciam e a esperança existia, e isso devia-se também aos seus actos concretos e não a retóricas para serem lidas a milhares de quilómetros.

Arafat era ou passava por ser o diálogo possível, embora se suspeite que virava a cara para o lado quando à porta do seu gabinete passavam os fanáticos com os coletes da morte. Haverá até quem diga que os fomentava (e tanto pode ser verdade como não o ser) e que as suas negativas só se destinavam a soar às portas que lhe interessava encontrar abertas.

Como líder político e militar teve actos mais que censuráveis pelo colectivo humano, criminalizáveis. Como teve outros de valor positivo e que não podem esquecer-se.

Morrerá dentro de dias, horas, nem sei se... Dizem que há uma máquina que o auxilia a respirar mas há olhos a mais fixos nele e nela, num circo de poder e de interesses que é aviltante em todo o lado e mais ainda em volta do leito da morte. Nem Arafat nem ninguém o merece, o homo sapiens tem direito à sua morte com mais dignidade que assistida por uma máquina que tantos olham com fés e interesses tão diferentes.

Arafat não é santo de meu altar pois abomino a chacina de civis, a selvajaria do terrorismo urbano, mas a causa por que ele lutou toda a vida é justa. Também por estes sentimentos contraditórios que sinto ao seu nome e imagem, a sua morte e as condições em que ela está a ser programada, discutida, retalhada, negociada, aviltada! é um espectáculo que me perturba.

Será feito ícone e, como outros doutras lutas, os historiadores se encarregarão de descobrir-lhe os pés de barro e mais o que por lá haja. Mas, para já, merece morrer com dignidade, sem o aviltamento deste circo político e mediático que o rodeia e o asfixia, sem que alguma máquina possa ajudá-lo.

posted by Carlos Gil

Sem comentários: