O Município de Figueira de Castelo Rodrigo e o Arquivo Distrital da Guarda, assinaram um protocolo de cooperação, que permitiu levar a cabo a digitalização do Foral Manuelino de Castelo Rodrigo, datado de 1508, visando a preservação, valorização e promoção deste património arquivístico único, demonstrativo da nossa identidade.
O documento agora disponibilizado em ambiente Web, fica acessível a todos os que o queiram consultar. A utilização de reproduções, obtidas gratuitamente através da página na internet desta Autarquia, ou do repositório do Arquivo Distrital (Digitarq), é livre. A utilização de imagens para fins não científicos ou académicos é expressamente proibida carecendo da autorização pela entidade proprietária dos documentos (Câmara Municipal de F. C. Rodrigo).
Carlos Condesso, Vereador responsável pela área da cultura, considera que foi dado um importante passo na difusão do património arquivístico concelhio e congratula-se pelo facto do Foral de Castelo Rodrigo ter sido o primeiro do Distrito a ser digitalizado e colocado em ambiente Web.
Por seu turno, Levi Pires Coelho, refere que o Arquivo Distrital da Guarda, que dirige, disponibilizará os seus serviços e os meios técnicos de que dispõe para que, em breve, todos os forais Manuelinos dos concelhos do Distrito, possam estar disponíveis para consulta na internet, com reproduções digitais de altíssima qualidade.
O foral Manuelino de Castelo Rodrigo, documento produzido pela chancelaria régia, assinado por Fernão de Pina e por "El Rey”, outorgado por D. Manuel, a 25 de Junho de 1508, é um códice em pergaminho, manuscrito em caracteres góticos. Códice iluminado, destaca-se no fólio 1, motivos florais policromos e as armas de Portugal ladeadas por duas esferas amilares.
O Arquivo Municipal de Figueira de Castelo Rodrigo, dispõem de um acervo documental que abrange um período cronológico que vai de 1508 até à actualidade.
O foral manuelino disponibilizado em ambiente Web poderá ser consultado na seguinte url:
Sem comentários:
Enviar um comentário